Devido à incrível precisão e à capacidade de cortar materiais em camadas, os lasers tornaram-se escolhas populares para cortar aplicações de sarja e produtos de transferência de calor sem PVC para vestuário. Mas sabia que pode de facto gravar designs intrincados e fotos em material de transferência de calor sem PVC e eliminar a necessidade de eliminar todos? Além de eliminar o passo de eliminação, gravar material de transferência de calor é também uma opção mais rápida, mais limpa e menos cara do que a impressão em tela de seda.
Neste projeto do clube de amostras iremos acompanhá-lo através dos passos de gravação a laser Siser Easyweed (um material de transferência de calor sem PVC) e aplicá-los numa t-shirt. E não se esqueça de ver o vídeo acima para ver a prensa de laser e calor em ação!
Materiais necessários
- Siser Easy Weed - este material tem Certificação CPSIA e não contém PVC.
- Gravação de tapete de fixação de mesa - selecionámos o Seklema Multi-Mat da Johnson Plastics Plus.
- Prensa de Calor
- Sistema Epilog Laser
Utilizámos uma Fusion M2 40 120w:
Raster: Velocidade 100% // Potência 39% // 400dpi
Vector: Velocidade 100% // Potência 5% // 100F
Foco: -0.0625
Passo 1: Preparar a obra
O objetivo nesta aplicação é gravar o material de transferência para revelar o transportador/suporte. A área que NÃO é gravada é o que será prensado a quente na peça de roupa. Por esta razão queremos:
- Inverter a peça de arte em que está a trabalhar
- Certificar-se de que espelha qualquer texto tal como aparece corretamente quando é prensado a quente

Passo 2: Enviar para o laser
Aplique o lado brilhante do material de transferência de calor na base. Certifique-se de que o material se mantém horizontal e que não existem bolhas ou vincos. Insira a base no laser. Envie o trabalho para o laser com os parâmetros corretos para a voltagem da sua máquina. De uma forma geral, para este tipo de material irá querer começar em alta velocidade e a uma potência baixa a média. Para um sistema de 120-watt, gravámos a 100% de velocidade e 39% de potência. Poderá fazer algumas experiências com as suas definições de potência para atingir o resultado que ambiciona.
Outros parâmetros de gravação:
- Use a sua funcionalidade Air Assist e grave de baixo para cima. Isto evitará a acumulação de sujidade e pó em áreas indesejadas.
- Selecione 400 enquanto grava DPI
- Utilize o padrão de pontilhamento Stucki na unidade de impressão Epilog.

Passo 3: Prensa a quente
Remova a peça acabada do laser e prepare a prensa de calor. Todos os materiais Siser terão instruções quanto a temperatura e tempo de prensa. A maioria necessita de uma temperatura de cerca de 305°F/150°C e pressão média na prensa de calor durante 10 a 15 segundos.


Passo 4: Aproveite
Assim que o processo de prensa a quente estiver terminado, as suas t-shirts Siser Easy Week gravadas a laser estão prontas!



Onde pode vender vestuário com designs de transferência de calor gravadas a laser?
- Clubes escolares, equipas ou outras organizações.
- Ofertas/exercícios de trabalho em equipa em empresa.
- Ligas desportivas de lazer.