Bem-vindo de volta ao estúdio Epilog! Nesta visão geral do projeto, analisamos a construção de uma placa iluminada por LED. Veja o vídeo acima ou leia sobre o projeto em baixo para ver como o acrílico cortado e gravado e uma folha de contraplacado cortada a laser podem ser usados para criar um expositor simples mas eficaz.
Um dos aspetos versáteis e inspiradores das máquinas Epilog Laser é que podem ser usadas para gravar os gráficos que serão o ponto central do trabalho final e também para cortar as peças usadas para produzir o resto do seu projeto. Muitos projetos podem beneficiar da capacidade do laser para produzir gráficos nítidos, limpos e personalizados. Em alguns casos, a máquina a laser pode ser potencializada como uma ferramenta de fabrico e noutros podem ser usados os dois recursos.
Transferir gráficosMateriais necessários
- 1/4" (6,35 mm) Folha de contraplacado - 24" x 48" (609,6 mm x 1219,2mm)
- 1/4" (6,35 mm) Acrílico - Folha de 12" x 24" (304,8 mm x 609,6 mm)
- Fita de alumínio
- Máquina de aparafusar
- Cola para madeira
- Tinta em spray
- Fita LED adesiva e cortável
- Cabo de extensão USB (opcional)
- Adaptador de parede USB (opcional)
- Sistema Epilog Laser
Usámos um Fusion Pro 48 120w:
Contraplacado
Vector - Velocidade: 25% // Potência: 100% // Frequência: 10%
Acrílico
Vector - Velocidade: 10% // Potência: 100% // Frequência: 100%
Gravação - Velocidade: 100% // Potência: 50% // Resolução: 500 DPI
Preparação do acrílico
Iremos começar por pintar a parte traseira de uma folha de acrílico de 12" x 24" (304,8mm x 609,6mm) Pode usar qualquer tinta de cor, aqui usámos o preto para dar um bom contraste. Se o seu acrílico estiver pré-revestido, não se esqueça de retirar o revestimento de um dos lados antes da pintura.

Cortar o contraplacado
Enquanto a tinta seca, vamos cortar os componentes de madeira da placa. Carregamos a folha de contraplacado na máquina. Estamos a usar uma Fusion Pro 48 de 120 watts, onde encaixa perfeitamente uma folha de contraplacado de tamanho padrão de 24" x 48" (609,6 mm x 1219,2 mm) que encontra em qualquer loja de ferragens. Se estiver a usar uma máquina mais pequena, certifique-se de que usa uma folha de madeira mais pequena e, possivelmente, corte os componentes em vários lotes.

Estamos a usar um contraplacado leve de 1/4" (6,35 mm), mas pode usar qualquer madeira ou outro material seguro para laser que desejar - isso vai afetar apenas o peso da placa final e as configurações que terá de usar ao cortar com o laser. Consulte sempre a lista de definições de materiais recomendados no manual do laser para começar a aprimorar sua velocidade e potência.

Na realidade, o contraplacado de 1/4" (6,35 mm) tem quase 0,2 polegadas (5,08 mm) de espessura, o que contabilizámos nos malhetes do ficheiro de desenho. Se estiver a trabalhar com um material mais espesso, precisa de ajustar as imagens de forma adequada.

Todas as nossas peças encaixam-se perfeitamente em cerca de dois terços da nossa folha de contraplacado, portanto aplicamos as configurações de 25% de velocidade, 100% de potência e 10 frequência e enviamos para o laser para cortá-las.






Pintar os componentes de contraplacado
Quando tivermos as peças de contraplacado, vamos pintar aquelas que vão ficar expostas na parte externa da placa. Isto inclui a moldura frontal, as faces laterais e o painel traseiro. Pintá-las de preto ajuda a placa a ficar com um aspeto uniforme, dando destaque aos gráficos da placa. Mais uma vez, pode pintar, manchar ou finalizar os componentes da maneira que desejar.

Gravar o acrílico
Em seguida, enquanto esperamos que as peças sequem, gravamos o acrílico pintado com o gráfico. Estamos a usar uma folha de 12" x 24" (304,8 mm x 609,6 mm) e cortamos um retângulo um pouco mais pequeno. Também nos certificámos de que o acrílico tem cantos arredondados. Estes cantos serão cobertos pela moldura frontal da placa e ajudam a garantir que não encontramos nenhum problema resultante do ajuste ser demasiado apertado.
Vamos gravar na parte de trás do acrílico, portanto, espelhamos o gráfico para garantir que se lê corretamente quando visto de frente. Imprimimos o gráfico no laser e deixamos a máquina fazer o seu trabalho.

Ajuste as configurações adequadamente - estamos a usar 100% de velocidade, 50% de potência e uma resolução de 500 DPI para a gravação e 10% de velocidade, 100% de potência e 100% de frequência para o corte.




Montagem da placa
Agora, está na hora da montagem. Começamos por criar a estrutura interna ao colar os cantos, usando alguns blocos 1-2-3 para ajudar a garantir que estamos a obter ângulos retos. Também vamos colar as faces dos cantos, o que nos vai dar uma superfície para montar o painel traseiro.


Em seguida, anexamos as faces laterais do quadro externo. Não se esqueça de virar o quadro interno para que as faces planas do canto fiquem no chão. Isso vai garantir a criação de um rebordo no interior da estrutura externa, pois os componentes internos da estrutura não são tão largos quanto os componentes externos. Este rebordo será o local onde mais tarde vamos inserir a frente de acrílico.



Feito isto, temos de aplicar fita adesiva nas superfícies internas do quadro. É aconselhável cobrir o interior da caixa com material refletor, para que a luz dos nossos LED seja refletida atrás do acrílico e nos dê alguma iluminação uniforme.

Vamos aplicar a fita na moldura e, em seguida, no lado interior do painel traseiro. Podemos ser um pouco imprecisos com os rebordos, pois não serão visíveis quando a peça estiver finalizada.



Voltamos com uma lâmina de precisão e uma chave de fendas para garantir que os vários orifícios de montagem não estão bloqueados.

Fixamos o painel traseiro com algumas porcas e parafusos.


Agora, chegou a altura de juntar as nossas fitas adesivas de luz LED. O nosso adesivo LED não colou tão bem como gostaríamos. Acabou por servir satisfatoriamente, mas talvez seja conveniente explorar outras opções.




A seguir, vamos colocar a moldura na parte de trás e colocar a folha de acrílico no rebordo criado na moldura interior.



Vamos testar os LEDs para nos certificarmos de que está tudo a funcionar corretamente e depois colamos a moldura frontal.


Depois podemos ligar o letreiro e está feito. Já temos um letreiro pronto com luz LED cortado e gravado com uma Epilog Laser.

Esperamos que este projeto tenha sido útil para inspirá-lo a pensar em como uma máquina laser pode ser usada não só para gravar grafismos detalhados, mas também como pode ser usada na produção de componentes e peças. Até à próxima e desfrute do seu laser!
Onde pode usar letreiros em acrílico com luz LED cortados e gravados a laser?
- Salas de aula
- Bibliotecas
- Expositores de pontos de venda
- Sala de convívio do escritório