Bem-vindo de volta ao estúdio Epilog! Neste episódio, vamos abordar os equipamentos de proteção individual com a criação de uma viseira em acrílico rápida de cortar e montar, concebida para apoiar quem está na linha da frente durante a pandemia da COVID-19.
As an alternative to PETG plastic, we’ll be using thin flexible clear acrylic, and we've included various vendors below.
Um agradecimento especial a Jason Reizner do Laboratório Form + Function da Universidade Bauhaus em Weimar, na Alemanha, pelo seu criativo ficheiro de design do Bauhaus Uni Visor. O ficheiro inclui uma fita para a cabeça de duas peças adequada para lasers mais pequenos com uma área de trabalho de 610 x 305 mm (24" x 12") e instruções de montagem.
Transferir gráficos
Materiais necessários
- Acrylic Sheet - At least 24" x 12", 0.020" or .030" thick, (60 cm x 30 cm x 0.5 mm)
IPI Crystal Gloss Clear, Rowmark General Purpose Acrylic or JDS Acrylic - Epilog Fusion Pro Laser machine
Usámos uma Fusion Pro32 de 80 watts:
Corte em acrílico
Vetor // Velocidade 20% // Potência 100% // Frequência 100%
Como começar
Neste projeto vamos utilizar a nossa máquina laser Fusion Pro com tecnologia de registo de câmaras IRIS. Ao nível do laser, vamos começar por colocar a folha de 60 cm x 30 cm (24” x 12”) de acrílico brilhante na máquina laser.


Em seguida, com a função de focagem automática, vamos focar o material para o corte.

Informação do ficheiro e preparação antes da impressão
Temos este ficheiro de projeto disponível para si em múltiplos formatos (CDR, AI, PDF e EPS), por isso não deixe de consultar a pasta de transferências para encontrar a(s) pasta(s) que prefere.

Com o ficheiro de corte agora aberto no nosso software de desenho, reparará que existem duas variantes da fita para a cabeça da viseira. A variante A requer um laser maior e uma folha de acrílico maior, enquanto a variante B foi reconfigurada para se adequar a lasers mais pequenos e uma folha de acrílico de tamanho comum de 60 cm x 30 cm (24" x 12").

Antes de imprimirmos este trabalho para o laser, vamos selecionar as peças de que precisamos e colocá-las numa nova configuração de ficheiro para uma folha de plástico de 60 cm x 30 cm (24" x 12"). Em seguida, vamos converter todas as nossas linhas de corte para uma única cor, neste caso o preto.


Processo de impressão e parâmetros do laser
Com as nossas peças agora coladas no nosso novo ficheiro e todas as linhas já convertidas numa cor, vamos imprimir as nossas linhas de corte no laser e aplicar os ajustes necessários para recortar as peças da viseira.

No Epilog Software Suite, vamos definir o Tipo de Processo para Vector, Velocidade para 20%, Potência para 100%, e Frequência para 100%, e depois enviar o ficheiro para o laser para corte. Em função da configuração e potência do seu sistema Epilog Laser e da espessura e tipo de material que estiver a utilizar, sugerimos a execução de alguns cortes de teste para determinar as definições da sua máquina laser específica.


No corte a laser
Agora, no sistema laser, vamos selecionar o nosso trabalho laser a partir do painel de controlo do ecrã tátil, e depois premir o botão «Go» (Ir) para começar a cortar as nossas peças.


A máquina laser fará um trabalho rápido de corte da fita para a cabeça de duas peças e das peças principais da viseira a partir do acrílico fino e transparente.




Preparação e montagem da máscara Bauhaus
Uma vez concluído o corte das peças da viseira em acrílico, vamos removê-las da cama do laser, e começar a remover o material da máscara de ambos os lados das três partes que compõem a viseira.



Com o material da máscara removido, vamos começar a montagem da nossa máscara, recorrendo ao guia de montagem fornecido pela Bauhaus.

Para a secção de duas partes da fita para a cabeça, comece por combinar as duas peças da fita e feche-as com a patilha de fecho.



Assim que tivermos as peças da fita para a cabeça unidas, vamos inserir a fita nos orifícios da viseira e seguir as instruções da Bauhaus a partir deste ponto para concluir a montagem da viseira.


Poderá ser necessário experimentar a viseira e fazer ajustes na fita consoante o utilizador, mas uma vez ajustada corretamente, a fita deverá assentar confortavelmente, como ilustrado aqui.


E já está! Uma viseira de EPI criada rapidamente com uma folha fina e barata de acrílico e uma máquina Epilog Laser. Obrigado pela atenção e mantenha-se seguro e saudável
