Desafio «Laser It» n.º 4: Câmara IRIS - Modelo e padrão de engrenagens de bicicleta

Damos-lhe as boas-vindas a este episódio do Desafio «Laser It» da Epilog. É possível criar um padrão e um modelo com o sistema de câmaras IRIS?

  1. Vamos começar por colocar uma lâmina preta mate e a engrenagem do anel da corrente na superfície de trabalho da câmara Fusion Edge. A utilização de uma placa preta mate criará um contraste entre o anel da corrente metálico e o fundo, o que é muito importante quando se realiza o contorno automático num passo posterior.

    lâmina preta mate para engrenagem de anel da corrente

  2. A seguir, utilizaremos a função de focagem automática para focar a câmara IRIS para o anel da corrente para uma captura de imagem em tamanho real.

    fechar a tampa e focar o anel da corrente

  3. Para recolher uma captura de imagem com a Câmara IRIS, abra o Job Manager e clique no ícone Opções da câmara no canto superior direito

    clique no ícone da câmara no canto superior direito

  4. Selecione a opção Video suspenso para abrir o vídeo ao vivo a partir da câmara IRIS.

    selecionar o vídeo suspenso

  5. A câmara suspensa proporciona uma vista elevada da área de trabalho e inclui uma definição Automática para o brilho e o contraste.

    Também podemos desligar a função Automático e ajustar manualmente o brilho e o contraste para alcançar um resultado personalizado.

    Para este exemplo, desligámos a função Automático e ajustámos a luminosidade e o contraste para alcançar um resultado de alto contraste entre a nossa placa preta mate e o anel da corrente metálico.

    contraste de brilho manual

  6. Com o nosso brilho e contraste agora otimizados para captura de imagem, iremos selecionar o botão Copiar Imagem de Fundo para copiar a vista da Câmara IRIS para a área de transferência do computador.

    copiar a imagem de fundo para a área de transferência

  7. Agora no CorelDRAW, vamos colar a nossa captura de imagem num novo documento de 24" x 12", depois clicar com o botão direito do rato na imagem e selecionar Editar mapa de bits para abrir a imagem no Corel PHOTO-PAINT onde serão feitos mais alguns ajustes.

    colar a captura de fundo no coreldraw

    clicar com o botão direito do rato na imagem e selecionar editar mapa de bits

    abra a imagem no corel photo paint

  8. Selecione a ferramenta de corte da Caixa de Ferramentas à esquerda e desenhe uma caixa de corte à volta do anel da corrente deixando uma margem confortável à volta do exterior.

    selecionar a ferramenta de corte

  9. Nesta altura, vamos limpar os dentes do nosso anel da corrente utilizando a ferramenta Borracha. Assim, forneceremos um Traço vetorial de muito melhor qualidade quando voltarmos para o CorelDRAW.

    limpeza dos dentes do anel da corrente

  10. Selecione a ferramenta Borracha na Caixa de Ferramentas à esquerda e comece a clicar e apagar quaisquer pixels cinzentos vistos nas pontas dos dentes do anel da corrente.

    selecionar a ferramenta borracha

    limpeza dos dentes do anel da corrente

    A ferramenta de borracha vem com algumas opções para aumentar o tamanho e a forma da ferramenta, mas para este exemplo as predefinições funcionam perfeitamente para corresponder à curva na extremidade de cada dente do anel da corrente.

  11. Depois de todos os dentes do anel da corrente estarem limpos, usaremos a opção Inverter cores no PHOTO-PAINT para inverter as cores na nossa captura de imagem.

    A partir da barra de Menu na parte superior do ecrã, selecione Imagem > Transformar > Inverter cores para inverter a imagem.

    inverter as cores da imagem

    inverta os resultados da cor

  12. Agora vamos remover o fundo da nossa imagem, que agora é um cinzento, utilizando a ferramenta Máscara da varinha mágica. Clique sem soltar na ferramenta Máscara retangular na Caixa de ferramentas à esquerda, e selecione a ferramenta Máscara da varinha mágica nas opções.

    máscara da varinha mágica

  13. Clique na imagem do anel da corrente preto para criar uma seleção do anel da corrente, depois clique com o botão direito do rato na seleção e selecione Aplicar seleção inteligente à máscara no menu.

    clique na área do anel da corrente preta

    aplique a seleção inteligente à máscara

  14. Como passo final antes de voltarmos ao CorelDRAW para o nosso rastreio vetorial, vamos inverter a nossa seleção de máscaras clicando na opção Inverter máscara na barra de menu padrão na parte superior do ecrã.

    inverter a seleção para o fundo

  15. Em seguida, prima Eliminar para eliminar o fundo.

    premir eliminar para retirar o fundo.

  16. Para finalizar a nossa imagem e voltar ao CorelDRAW, vamos clicar no botão Terminar edição na barra de menu padrão na parte superior do ecrã, depois selecionar Sim quando solicitado para guardar as alterações no mapa de bits.

    concluir a edição

    sim para guardar as alterações

  17. Assim que o PHOTO-PAINT tiver terminado de guardar o nosso projeto, voltamos ao CorelDRAW para criar um contorno vetorial na imagem de mapas de bits que acabámos de ajustar.

    de volta ao coreldraw

  18. De volta ao CorelDRAW com a nossa imagem selecionada, vamos selecionar o botão Trace Bitmap na barra de propriedades na parte superior do nosso ecrã e selecionar Contornar traço > Imagem de baixa qualidade das opções para abrir a funcionalidade PowerTrace do CorelDRAW.

    traçar bitmap powertrace

    função powertrace

  19. Vamos começar por selecionar o separador Cor no canto superior direito do PowerTrace e depois definir o nosso Modo Cor para RGB e Cores para 2. Estas definições irão simplificar o contorno vetorial da imagem e devolver um resultado a preto e branco.

    opção colortab

    definir a cor para rgb e cores para 2

  20. A seguir, voltamos ao separador Definições para modificar alguns parâmetros nas nossas opções Detalhe e Suavização.

    separador de definições powertrace

  21. Vamos definir o Detalhe para 100 e a Suavização para 31 e clicar em OK na parte inferior do ecrã.

    suavização de detalhes das definições powertrace ok

  22. A função PowerTrace não é ideal para todos os projetos de contorno vetorial, mas funciona muito bem neste exemplo e na conversão para preto e branco. Dependendo de diferentes fatores de brilho e contraste, DPI de captura de mapas de bits, e iluminação, pode experimentar várias definições PowerTrace para alcançar os resultados que vê aqui.

    rastreio dos benefícios powertrace

  23. Uma vez concluído o nosso contorno vetorial, criaremos uma cópia dos nossos resultados e deslocamo-los para o lado da nossa área de documentos para utilização num passo posterior.

    cópia de lado para passo posterior

  24. Para criar o padrão do anel da corrente, só precisamos do contorno da engrenagem. Para isolar o contorno do anel da corrente, clicamos com o botão direito do rato no nosso grupo vetorial, selecionamos Separar nas opções do menu e clicamos nos orifícios internos do anel da corrente que não precisamos e premimos Eliminar.

    separar a curva

    versão preenchida da corrente

  25. Uma vez isolado o contorno do anel da corrente, vamos criar um padrão com 4 colunas e 2 filas de orifícios do anel da corrente.

    4x2 matriz de peças do anel da corrente

  26. Uma nota rápida aqui! Se ativarmos o Alinhamento e as Guias dinâmicas no menu Ver no CorelDRAW, o alinhamento e a criação da nossa matriz de orifícios do padrão será muito mais fácil nos passos seguintes.

    guias dinâmicas de alinhamento

  27. Para criar a matriz do nosso padrão, vamos começar por selecionar a forma do nosso anel da corrente e, a premir a tecla Shift, arraste uma cópia por baixo do original e pressione a barra de espaço para criar um duplicado. Em seguida, elimine a cópia extra.

    duplicar a 1.ª coluna do anel da corrente

  28. Agora selecionamos as duas formas de anel da corrente e repetimos o processo até termos criado uma configuração de modelo 4x2 com as formas de anel da corrente que se tornarão os furos no nosso modelo.

    4x2 para o posicionamento final do anel da corrente

  29. Agora, selecione todas as formas do anel da corrente e, na Paleta de cores do lado direito do ecrã, clique com o botão direito no Preto e clique com o esquerdo no Nenhum para que o anel da corrente tenha um contorno preto sem preenchimento de cor.

    contornar o preenchimento interno preto e clicar em nenhum

    cortar contornos para corte do padrão

  30. Já estamos prontos para imprimir e cortar o nosso padrão do anel da corrente no laser. Vamos preparar as nossas definições do processo laser para cartão canelado. Há muitos tipos de materiais adequados para aplicações de padrão - madeira, acrílico, plástico gravável e cartão, por exemplo. O cartão canelado é um excelente material para um padrão de uso único, uma vez que está prontamente disponível e é barato.

  31. Vamos iniciar esta parte do nosso projeto imprimindo o ficheiro no Epilog Software Suite.

    imprimir o recorte do anel da corrente para o laser

  32. No Epilog Software Suite, vamos ajustar as seguintes definições:

    Definições de gravação
    Máquina: Fusion Edge 12 de 60 watts, CO2
    Tipo de processoVetor Velocidade25% Potência100% Frequência50%
    (Não deixe de consultar as definições de materiais recomendadas no manual da sua máquina.)

    Em seguida, imprima o ficheiro no laser.

    definições do software suite

  33. No laser, carregamos a nossa folha de 24" x 12" de cartão canelado na cama do sistema a laser no canto superior esquerdo, fechamos a tampa, focamos o material e premimos o botão «Go» (Ir) para começar a cortar.

    colocar o cartão na cama

    cortar a laser cartão de braço de anel

  34. Quando o trabalho de impressão estiver terminado, retiramos todos os cortes desnecessários da cama e colocamos o padrão de novo em posição na cama do laser.

    remover o cartão extra cortado a laser

  35. Chegou o momento de preparar as peças do nosso anel da corrente para a gravação.

  36. Se utilizarmos um laser de fibra Epilog, podemos marcar diretamente o anel da corrente, mas para este exemplo, utilizaremos um spray de marcação em metais Enduramark para lasers de CO2, um composto de marcação em metais que dá à nossa Fusion Edge com laser de CO2 a capacidade de marcar em componentes e peças metálicas não revestidas.

    referência de fibra de peças metálicas

    Spray composto de marcação em metais de CO2 enduramark

  37. Vamos colocar as peças do anel de corrente numa folha de cartão e depois cobrir completamente as peças com o spray preto Enduramark até que a peça fique uniformemente coberta com uma única camada do spray de marcação em metais.

    aplicar spray nas peças

  38. Quando o spray de marcação em metais secar, colocamos as peças do nosso anel da corrente no padrão para nos prepararmos para a marcação a laser.

    peças com spray enduramark no padrão na máquina

  39. De volta ao CorelDRAW, avançámos e utilizámos o nosso ficheiro de padrão como modelo para alinhar e duplicar o nosso ficheiro de marcação com os espaços do nosso padrão onde montamos as peças.

    ficheiro final do modelo coreldraw

  40. As ilustrações que vamos utilizar para os nossos anéis da corrente incluem o número de série, o código da matriz de dados, o logótipo e o texto descritivo do anel da corrente.

    configuração de ficheiros e ilustração

  41. Assim que todo o material gráfico estiver pronto, vamos selecionar apenas o que vamos imprimir.

    ilustração selecionada para impressão

  42. Depois selecionamos Imprimir no menu Ficheiro na parte superior do ecrã e não nos esqueçamos de clicar no botão Seleção nas opções da gama de impressão. Antes de clicar em imprimir, podemos verificar à direita que apenas imprimimos a imagem selecionada no Software Suite, depois premimos Imprimir.

    opção de seleção para impressão

  43. No Epilog Software Suite, deixamos o Tipo de Processo como Gravar e definimos o perímetro para:

    Definições de gravação
    Máquina: Fusion Edge 12 de 60 watts, CO2
    DPI600 Velocidade30% Potência100% Padrão compostoStucki Direção de gravaçãoDe baixo para cima
    (Não deixe de consultar as definições de materiais recomendadas no manual da sua máquina.)

    Em seguida, clicamos no botão Imprimir para enviar o nosso trabalho de gravação para o laser.

    definições do software suite da marcação enduramark

  44. No laser, focamo-lo nas nossas placas e começamos o trabalho premindo o botão «Go» (Ir).

    premir o botão «Go» (Ir) para iniciar o trabalho

    amostras de gravação

    gravação cermark

    gravação cermark

  45. Com o trabalho concluído, pulverize o anel da corrente com água e limpe o composto de marcação em excesso para revelar a marcação final e o produto acabado.

    limpar o excesso de spray de marcação com água

  46. E é só isso. Criámos um padrão do anel da corrente e um modelo de ilustração com o sistema de câmaras IRIS e o software gráfico Corel. Depois marcamos a peça com uma máquina a laser Epilog Fusion Edge e Enduramark.

    padrão em cartão

    modelo de ilustração

    peças gravadas finais

  47. Esperamos que estas dicas e técnicas ajudem no seu sucesso e no próximo projeto laser. Obrigado por nos seguir e até à próxima.


Tem interesse numa máquina de gravação a laser da Epilog Laser? Preencha o formulário nesta página para receber uma brochura da linha de produtos completa com amostras de gravações e cortes ou ligue para o número abaixo para obter mais informações.


Telefone: + 351 256 200 480

Obter brochura e amostras grátis

Receba brochuras e amostras e obtenha mais informações nossas, ou do seu distribuidor local.

*
*
*
*
software do serviço de apoio