Gravação a laser de carimbos de pele gravada com MDF e acrílico

Uma forma engraçada de usar a sua máquina de laser para obter uma aparência única em pele.

Bem-vindo de volta ao estúdio Epilog! Nesta análise do projeto, examinamos a gravação a laser de MDF e acrílico para fazer carimbos em pele. Veja o vídeo acima ou leia sobre o projeto em baixo para ver como usámos um pouco de MDF e acrílico para estampar remendos em pele.

Com uma máquina Epilog Laser, pode obter gravações nítidas e muito distintas na pele (para mais informações, consulte a nossa página sobre Pele), mas esta técnica de estampagem é uma ótima alternativa que lhe dará um aspeto diferente. Gravar a pele com um carimbo mantém a aparência e a textura da superfície do material em grande parte e é uma alternativa rápida e viável à gravação manual, roteamento CNC, ou carimbos de impressão 3D.

Preparação do trabalho artístico

Começámos com vários remendos de pele pré-cortados e preparámos alguns trabalhos artísticos com antecedência. Se já preparou gráficos para laser anteriormente, já está familiarizado com esta fase. Os nossos gráficos são a preto e branco e as áreas pretas indicam ao laser para onde disparar. Vamos gravar o material em torno dos nossos logótipos e texto, para que os gráficos permaneçam e formem a parte em «relevo» do carimbo.

O principal aspeto a não esquecer em relação aos gráficos para este projeto é que precisamos de ter certeza de que colocamos o trabalho artístico em espelho. Quando um carimbo é aplicado num material, a impressão resultante nesse material será uma imagem reversa do carimbo. Portanto, se quisermos que a imagem nos remendos de pele seja lida corretamente, precisamos que os gráficos no carimbo sejam em espelho.

Por conveniência, projetámos os carimbos com o mesmo tamanho e formato dos remendos de pele. Isso não é necessário, mas vai ajudar-nos a alinhar os carimbos posteriormente. Como as bordas dos carimbos ficarão alinhadas com as bordas dos remendos, podemos combiná-los e garantir a colocação dos nossos gráficos com facilidade. A vantagem de usar um laser é que podemos cortar os carimbos no tamanho ou formato necessários, para que possamos criar carimbos personalizados e fáceis de usar em qualquer número de produtos.

Imprimir os carimbos

Usámos a nossa máquina mais recente para este projeto, uma Fusion Pro de 120 watts 48 . Esta máquina vem com o sistema de câmara IRIS™ integrado, o que facilita muito clicar e arrastar, copiar e colar o trabalho artístico no material. Esta é uma característica muito conveniente da Fusion Pro, mas este projeto poderia, certamente, ser realizado com qualquer uma das nossas máquinas.

Definições de gravação
Máquina: Fusion Pro de 120 Watt, CO2
DPI600 Velocidade40% Potência100%
(Não deixe de consultar as definições de materiais recomendadas no manual da sua máquina.)

Cobrimos as folhas de MDF e acrílico para proteger as superfícies dos materiais. Recomendamos o uso de materiais pré-cobertos ou a aplicação da sua própria cobertura na área da superfície onde irá gravar e cortar os carimbos. Isto não é necessário, mas facilita muito o processo, reduzindo a quantidade de limpeza necessária após a gravação. Também ajuda a proteger a superfície do carimbo de arranhões durante o processo de limpeza, garantindo que a superfície permanece perfeitamente lisa, para que nenhuma mancha seja transferida do carimbo para os remendos de pele durante a carimbagem.

Conferir profundidade adicional

Queremos garantir que os gráficos elevados dos carimbos sejam profundos, para que, quando os pressionarmos contra a pele, as costas dos carimbos (as áreas em que gravamos o material) também não pressionem a pele, deixando uma impressão. Para alcançar essa profundidade, executamos o nosso trabalho de gravação uma segunda vez. A profundidade obtida depende muito da potência do laser e do tipo de material que está a usar nos carimbos. Com o nosso sistema de 120 watts, duas passagens deram bons resultados. Se estiver a usar um laser com uma potência inferior, tente fazer uma terceira passagem.

Outro fator a considerar é o material que está a carimbar. Se tiver um material mais espesso e/ou pretende uma impressão mais profunda, verifique se os gráficos elevados são espessos o suficiente para acomodar as suas necessidades. No entanto, se tiver um material fino que exija uma impressão mais fina, não terá de se preocupar muito com a espessura do seu carimbo.

Ao executar várias passagens, dependendo da distância focal das lentes da sua máquina, recomendamos ajustar levemente o foco do seu laser antes de executar uma passagem adicional. Como gravou um pouco de espessura, ao levantar um pouco a mesa garante que o laser permanece focado na superfície que está a ser gravada, proporcionando o melhor resultado de qualidade. A quantidade que precisa de ajustar varia com base na quantidade de material removido na(s) passagem(ns) anterior(es), que depende da sua potência e do material, mas, em qualquer caso, o ajuste será provavelmente pequeno.

Corte e limpeza

Após a conclusão da etapa de gravação, vamos cortar os carimbos.

Definições de corte
Máquina: Fusion Pro de 120 Watt, CO2
Velocidade12% Potência100% Frequência100%
(Não deixe de consultar as definições de materiais recomendadas no manual da sua máquina.)

Como gravámos muito material para atingir a profundidade desejada, os nossos carimbos estão bastante sujos. Vamos levá-los de volta para a pia e limpar os resíduos.

Recomendamos limitar a exposição do seu carimbo de MDF à água durante a limpeza. O MDF é absorvente e grandes quantidades de água podem causar a sua decomposição. O nosso carimbo foi exposto à água apenas brevemente e resistiu muito bem, mas a sua duração pode variar. Para jogar pelo seguro, pode optar por limpar o seu carimbo de MDF com um pincel seco ou húmido.

Quando terminarmos, também removemos a cobertura protetora.

Colocar os remendos de molho

A última parte da preparação envolve colocar os remendos de pele de molho. Isto pode não ser necessário para todos os materiais, mas descobrimos que mergulhar estes remendos em água antes da carimbagem os tornava muito mais flexíveis e mais recetivos ao processo de estampagem. Não demorou muito; colocámos os remendos de molho durante cerca de um minuto.

Carimbagem

Esta na hora de colocar os carimbos à prova.

Para obter uma boa impressão, temos de pressionar o carimbo na pele com bastante firmeza. Vamos usar várias pinças para fazer isto, mas um torninho também funcionaria muito bem. Usamos alguns blocos de madeira para proteger os materiais das pinças e para distribuir uniformemente a pressão.

Aplicamos esta pressão por um período breve, mas contínuo (alguns minutos é o suficiente), depois soltamos as pinças e vemos os resultados.

Como pode ver, o MDF e o acrílico proporcionaram excelentes resultados com estes adesivos. Ambos os materiais resultaram numa ótima marca de qualidade, portanto, sinta-se à vontade para experimentar nos materiais que usa. O acrílico é uma opção mais cara, mas usar acrílico transparente significa que podemos ver através dos gráficos no carimbo, facilitando ainda mais o alinhamento das imagens com confiança. Pode tentar usar madeira ou Delrin, ou até mesmo metal, se estiver a usar um laser de fibra.

Aplicámos um condicionador de pele nos remendos gravados para ajudar a finalizá-los e para conferir um pouco mais de contraste. Se estiver a trabalhar com pele crua, também pode considerar usar algum corante. O céu é o limite. Deixe a sua criatividade brilhar.

Assim que terminarmos, temos alguns remendos gravados únicos. À primeira vista, pode não perceber que resultaram de um laser, mas é verdade! Se tem uma máquina de laser à sua disposição ou procura uma, esperamos que este projeto tenha mostrado outra forma de mostrar a versatilidade dos equipamentos de laser. Até ao próximo projeto e projetos felizes!

Interessado em começar a realizar projetos fantásticos numa máquina de laser? Preencha o formulário nesta página para receber uma brochura da linha de produtos completa com amostras de gravações e cortes ou ligue para o número abaixo para obter mais informações. A nossa equipa de vendas especializada tem décadas de experiência combinada e vai ajudá-lo a determinar o que precisa para começar.


Telefone: + 351 256 200 480

Obter brochura e amostras grátis

Receba brochuras e amostras e obtenha mais informações nossas, ou do seu distribuidor local.

*
*
*
*
software do serviço de apoio