Corte e gravação a laser de mapas da cidade (CorelDRAW)

Aprenda a criar e preparar trabalhos artísticos de mapa da cidade no CorelDRAW para uso em corte e gravação a laser.

Os mapas da cidade gravados ou cortados a laser são fáceis de criar e rapidamente se tornarão uma excelente adição aos seus produtos gravados e cortados a laser mais populares. Crie os seus próprios mapas locais da cidade e grave-os a laser em tábuas, ladrilhos de mármore e pequenas mesas, ou crie versões de corte a laser em papel, madeira e acrílico ou pendure-as como arte na parede - as possibilidades e combinações de materiais são infinitas!

Nota: este tutorial também está disponível para Adobe Illustrator.

Captura de imagem de mapa da cidade

  1. Comece por visitar snazzymaps.com para criar um mapa personalizado para gravação ou corte a laser. Não é necessário criar uma conta, mas se tem interesse em criar mapas diferentes para clientes ou amigos, ao registar-se terá a possibilidade de guardar locais de mapas e estilos personalizados para usar posteriormente. E não se preocupe, pois é totalmente gratuito!

  2. Quando estiver no site do Snazzy Maps, clique no botão Construir um mapa na parte superior da página.

  3. Agora, está pronto para criar um mapa personalizado. Comece por clicar em Escolher um botão de estilo do Snazzy Maps em Estilo.

  4. No campo Pesquisar escreva Epilog e depois clique no botão Pesquisar.

  5. Selecione o estilo «Epilog Laser - Mapas cortados a laser» na secção de resultados, ao clicar na opção e, em seguida, clique em Aplicar estilo na parte inferior da página.

  6. Agora clique na opção Tamanho e Local no painel Construir um mapa.

  7. Na secção Tamanho, altere a opção Altura para 100%.

  8. Na secção Localização Central, clique no botão «Ou procure uma localização» por baixo das coordenadas de latitude e longitude.

  9. Preencha o nome da cidade e prima Enter ou selecione a sua cidade nas opções suspensas pré-preenchidas.

  10. Na secção Nível de zoom, defina o Zoom como 13 e clique em Aplicar alterações. Pode ser necessário ajustá-lo ao tamanho geral da cidade com a qual você está a trabalhar e o corte que deseja obter. Poderá ajustar o nível de zoom posteriormente, com a roda do rato sobre o ecrã do mapa.

  11. Não vamos usar a secção Marcadores neste mapa, mas abordaremos uma boa forma de a usar que considere útil. Clique na secção Marcadores e faça um breve tour e veja ideias de como usá-la.

  12. A sessão Marcadores inclui um estilo de Nome, Local e Ícone que pode ser usado para adicionar locais personalizados ao seu mapa. Podíamos adicionar marcadores para uma casa, restaurantes favoritos, local de casamento, etc. para acrescentar um nível adicional de personalização.

  13. Clique em Cancelar para voltar à secção Marcador.

  14. Em seguida, clique na secção Configurações avançadas.

  15. A maioria das configurações desta secção aplicam-se ao uso de mapas num site, portanto pode ignorar a maior parte. Na secção Controlos, clique no botão ao lado de Ocultar todos os controlos - isso vai facilitar a captura de uma imagem do mapa. Em seguida, clique em Aplicar alterações.

  16. Agora clique no botão Ocultar painel no lado direito do painel Criar um mapa.

  17. Neste ponto, estamos prontos para capturar uma imagem do mapa, que posteriormente traremos para o Adobe CorelDRAW e o rastreamento de vetores.

  18. Abra a aplicação Windows Snipping Tool.

  19. Selecione a opção Novo.

  20. Em seguida, clique e arraste sobre a parte superior da secção do mapa no ecrã para criar uma captura Snip (captura de ecrã) do mapa.

  21. Em seguida, clique na opção Guardar Snip (ícone da disquete) na parte superior do ecrã.

  22. Atribua um nome ao ficheiro e selecione a opção .PNG no menu suspenso Guardar Como tipo e clique em Guardar. (Observação: o formato de arquivo .PNG oferece-lhe a melhor imagem, com pouca compactação, para o rastreamento de vetor no CorelDRAW.)

  23. Para finalizar o mapa para gravação ou corte a laser com o sistema Epilog Laser, vamos usar o CorelDRAW para criar um rastreamento rápido de vetor da nossa imagem de captura de ecrã, adicionamos uma moldura e texto do nome da cidade à moldura.

Rastreio de vetor - CorelDRAW (Windows)

  1. Com o CorelDRAW aberto e uma nova página criada, comece por selecionar a opção Importar imagem no menu suspenso Ficheiro na parte superior da página (Ctrl + I).

  2. Use o navegador de ficheiros Importar para navegar para o local do mapa que criou nos passos anteriores. Clique na imagem para a selecionar e carregue no botão Importar.

  3. Clique em qualquer lugar da página para colocar a imagem dentro da área de trabalho.

  4. A seguir, vamos converter a imagem raster para um gráfico vetorial utilizando as definições de Line Art na funcionalidade Trace Bitmap (Traçar bitmap). Com o mapa selecionado, clique em Trace Bitmap (Traçar bitmap), junto à parte superior do ecrã na Barra de Propriedades, depois Outline Trace (Contornar traço), e depois Line Art como o estilo de traço.

  5. No painel de Definições, do lado direito da janela PowerTrace, defina...

    1. Detalhe para as configurações máximas.

    2. Deixe a Suavização em 25, que é o padrão para um rastreamento de arte de linha.

    3. Deixe a suavidade do canto em 0 (também o padrão).

    4. Ativar Excluir imagem original

    5. Ative Remover fundo

    6. Ative Especificar cor, clique na ferramenta conta-gotas à direita, depois clique em qualquer branco na janela de pré-visualização Raster no lado esquerdo.

    7. Ativar Remover cores da imagem inteira

    8. Ativar Convergir objetos adjacentes

    9. Ativar Remover sobreposição de objeto

    10. Depois ative também os objetos de grupo por cor

  6. Agora clique na guia Cores para abrir o painel Cores.

  7. No menu suspenso Modo de cor, selecione Preto e Branco.

  8. Quando o rastreamento estiver concluído, clique em OK para finalizar o rastreamento do vetor.

  9. Agora vamos adicionar uma moldura, texto e combinar todos os objetos.

  10. Comece por redimensionar as dimensões da página e do trabalho artístico para o tamanho final que deseja gravar ou cortar com a Epilog Laser. Adicionaremos um rebordo à parte externa do trabalho artístico e anexaremos o texto do mapa na parte inferior. Portanto, certifique-se de que teve em conta um centímetro ou dois em redor do trabalho artístico.

  11. Desenhe um rebordo em redor do mapa com a ferramenta Retângulo, ao clicar e arrastar ou selecione seu trabalho artístico, mantenha pressionada a tecla Shift e clique duas vezes na ferramenta Retângulo para criar automaticamente um retângulo em redor do mapa.

  12. Agora vamos abrir a paleta de opções da Caneta de contorno. Com o rebordo ainda selecionado, clique duas vezes na ferramenta Caneta de contorno no canto inferior direito do CorelDRAW.

  13. Dentro da janela Caneta de contorno...

    1. Defina a largura da linha com a espessura desejada do rebordo, vamos usar 2,50 cm ( 0,75”) neste exemplo.

    2. Ao lado de Posição, selecione o ícone Posição externa.

    3. Clique em OK.

  14. A seguir, vamos converter o contorno num objeto. Com o contorno ainda selecionado, clique na opção do menu Objeto na parte superior do ecrã, depois Converter contorno em objeto (Ctrl + Shift + Q).

  15. Agora use a ferramenta Seleção para selecionar o mapa e o rebordo e clique na opção Soldar que aparecerá na barra de propriedades, na parte superior do ecrã.

  16. Agora que concluímos a parte do mapa, vamos adicionar o texto, uma moldura em redor do texto e vamos combiná-los com o resto do mapa.

  17. Comece por usar a ferramenta Texto para escrever o nome da sua cidade em maiúsculas. A seleção de um tipo de letra com uma opção condensada em negrito funciona bem neste estilo de mapa de corte a laser; portanto, usaremos o Helvetica Condensed Black para este exemplo.

  18. Com o texto inserido e a fonte selecionada, mova o texto para que se sobreponha levemente à parte inferior do quadro e redimensione o texto para que haja cerca de 12 cm a 2 cm (5”a 1”) de espaço a partir do rebordo interno do lado esquerdo e direito do seu texto.

  19. Agora, copie e cole o texto, e clique e arraste a cópia para o lado. Vamos utilizar a cópia para recriar a parte inferior da vírgula que será combinada com a moldura na próxima etapa.

  20. Finalize o texto convertendo-o em Curvas. Clique na opção de menu Objetos, na parte superior do ecrã, depois em Converter em curvas (Ctrl + Q).

  21. Agora, vamos criar o quadro que contorna o texto usando a ferramenta Retângulo. Com o texto selecionado, use o recurso de contorno automático usado numa etapa anterior. Mantenha a tecla Shift premida e clique duas vezes na ferramenta Retângulo para criar um retângulo ao redor em texto.

  22. Em seguida, clique na ferramenta Caneta de contorno no canto inferior direito do CorelDRAW, altere a Largura da linha para 2 cm (0.75”) e, ao lado de Posição, selecione Posição interna desta vez e clique em OK.

  23. Em seguida, redimensione o retângulo para que ele se sobreponha ao rebordo inferior do quadro do mapa e se sobreponha ligeiramente à parte inferior do texto DENVER, CO.

    (Observação: ativar as Guias dinâmicas, localizadas no menu Ver na parte superior do ecrã, ajuda a alinhar a moldura de texto com a moldura do mapa nesta etapa.)

  24. Agora converta a linha num Objeto, ao clicar em Objeto e, em seguida, Converter Contorno em Objeto (Ctrl + Shift + Q) no menu suspenso.

  25. Para combinar todos os objetos do mapa final da cidade, use a Ferramenta Selecionar para selecionar todos os objetos para o mapa e clique na opção Soldar na barra de propriedades na parte superior da página.

  26. Para recriar a parte inferior da vírgula que foi soldada à moldura inferior selecione a cópia do texto da cidade, criado numa etapa anterior e apague tudo menos a vírgula. Depois converta-a em curvas clicando em Objeto e depois Converter em curvas (Ctrl + Q), a partir do menu pendente da parte superior da página.

  27. Com a vírgula agora convertida em curvas, podemos editar as partes da forma que já não são necessárias para a próxima etapa. Com a vírgula ainda selecionada, clique na Ferramenta Forma (F10).

  28. Usando a ferramenta Forma, clique duas vezes nos três nós que compõem a parte superior da vírgula para excluir a secção superior da vírgula.

  29. Em seguida, clique e arraste o descendente da vírgula logo abaixo da vírgula no texto Denver, CO.

  30. Selecione o trabalho artístico do mapa e o descendente de vírgula usando a Ferramenta Seleção, depois clique na opção Voltar menos frente que aparece na barra de propriedades, na parte superior do ecrã.

  31. Neste ponto, o trabalho artístico está pronto para ser gravado. Para preparar o trabalho artístico para o corte, basta adicionar um contorno de linha fina e remover o preenchimento preto.



Interessado numa máquina da Epilog Laser? Preencha o formulário nesta página para receber uma brochura da linha de produtos completa com amostras de gravações e cortes ou ligue para o número abaixo para obter mais informações.


Telefone: + 351 256 200 480

Obter brochura e amostras grátis

Receba brochuras e amostras e obtenha mais informações nossas, ou do seu distribuidor local.

*
*
*
*


Páginas populares

software do serviço de apoio