Laser cut clear acrylic letter 'E'

Tipos de acrílico

Antes de começar a fazer experiências com o acrílico no seu laser, é importante conhecer os diferentes tipos desse substrato. Na verdade, existem dois tipos de acrílico adequados para uso com o laser: fundido e extrudido.

Folhas de acrílico fundido são feitas a partir de um acrílico líquido que é derramado em moldes que podem ser configurados em várias formas e tamanhos. Este é o tipo de acrílico usado na maioria dos prémios que se encontram no mercado. O acrílico fundido é ideal para gravação, pois fica com uma cor branco fosco quando gravado. O acrílico fundido pode ser cortado com um laser, mas não resulta em rebordos polidos por chamas. Este material acrílico é mais adequado para gravação.

O outro tipo de acrílico é conhecido como acrílico extrudido, que é um material de corte muito popular. O acrílico extrudido é formado através de uma técnica de fabrico de maior volume, por isso normalmente é mais barato que o fundido e reage de maneira muito diferente ao raio laser. O acrílico extrudido resulta num corte mais limpo e suave e tem um rebordo polido por chama quando cortado a laser. Mas quando é gravado, em vez de uma aparência fosca, obtemos uma gravação nítida.

Cortar acrílico a laser

Para obter os melhores resultados ao cortar acrílico extrudido, deve elevar o material para que não toque na mesa de corte. Isso reduzirá bastante o reflexo traseiro e a ocorrência de marcas da grelha no material após o corte a laser.

A mesa de pinos é o acessório perfeito para ajudá-lo a obter os cortes perfeitos em acrílico extrudido. Este dispositivo prático permite elevar e apoiar o seu acrílico para obter uma melhor qualidade de corte dos rebordos. A mesa de pinos integra pinos móveis que podem ser colocados em qualquer ponto da grelha da mesa, composta por orifícios com um espaçamento de 25,4 mm (1"). O acrílico é elevado e apoiado em locais onde o laser não corta, o que ajuda a eliminar o reflexo na parte traseira. A mesa de pinos também permite posicionar pinos para suportar peças pequenas ou intrincadas que normalmente, iriam ficar fora do padrão de corte.

Qual a espessura máxima do acrílico para cortar?

Isso dependerá da potência do seu cortador de laser.

Um sistema Epilog de 30 ou 40 watts corta até um quarto de polegada de acrílico. Ao aumentar a potência, poderá aumentar a espessura com a qual pode trabalhar. Uma máquina de 50 ou 60 watts permite cortar perto de 3/8 "de acrílico, e um sistema de 75 ou 120 watt permitirá cortar perto de 1/2" ou possivelmente 3/4 "com duas passagens.

Velocidades do corte com laser

O corte de acrílico resulta, geralmente, melhor a uma velocidade relativamente baixa e a uma potência alta. Este processo de corte permite que o raio laser derreta os rebordos do acrílico e produza essencialmente um rebordo polido por chama.

Atualmente, existem vários fabricantes de acrílicos que produzem uma variedade de acrílicos fundidos e extrudidos que apresentam cores, texturas e padrões diferentes. Com tanta variedade, não é de admirar que o acrílico seja um material muito popular para cortar e gravar a laser.

Gravação a laser de acrílico

Na maioria das vezes, os utilizadores de laser gravam o acrílico na parte traseira para produzir um efeito de visualização frontal. Vemos isto frequentemente em prémios de acrílico.

As folhas de acrílico geralmente vêm com uma película adesiva protetora na frente e nas costas para evitar riscos. Recomendamos remover o papel adesivo protetor da parte traseira do acrílico antes de gravar e deixar a camada de capa protetora na frente para evitar riscos durante o manuseio do material. Não se esqueça de inverter ou espelhar seu trabalho artístico antes de enviar o trabalho para o laser, pois irá gravar o verso.

Os acrílicos geralmente gravam bem em alta velocidade e baixa potência. Não é preciso muita potência do laser para marcar o acrílico e, se a sua potência for muito elevada, irá reparar em alguma distorção no material.

Interessado numa máquina a laser para cortar acrílico?

Preencha o formulário nesta página para obter uma brochura completa da linha de produtos e amostras gravadas e cortadas a laser.

Quem são alguns dos principais fornecedores de acrílico?

Pode adquirir acrílico fundido e extrudido de vários fornecedores de materiais. Aqui estão algumas fontes comuns:

Encontre mais fornecedores de materiais nas nossas listas de Links do setor .

Dicas gerais de processamento a laser para acrílico

2) Certifique-se de escolher o tipo certo de acrílico para a sua aplicação. Lembre-se de que o acrílico fundido é melhor para a gravação, enquanto o acrílico extrudido é mais adequado para o corte a laser.

3) Eleve o acrílico (use a mesa de pinos da Epilog ou outros suportes) para eliminar o reflexo da parte traseira.

Que tipos de projetos em acrílico pode fazer?

O acrílico é um material durável e prático para o processamento a laser. A variedade de cores e texturas tornam este material ideal para todos os tipos de coisas:

  • Sinalização de ponto de compra
  • Sinalização de direções
  • Brincos/pingentes/botões
  • Recipientes/caixas
  • Toppers para bolos/cupcakes
  • Prémios personalizados
  • Ornamentos festivos
  • E muito mais!
Todas as aplicações
software do serviço de apoio