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Queensland Academy Laser numa escola

Queensland Academy

Equipamento laser Epilog melhora currículo na Queensland Academy for Creative Industries

No curso de Tecnologia de Design da Queensland Academy for Creative Industries, o sistema laser Epilog é utilizado por várias razões. O aluno Benjamin Hovav diz-nos que independentemente da aplicação na classe, o laser é utilizado criativamente como uma ferramenta e meio para criar arte com a mais alta precisão e qualidade.

“Na Tecnologia de Design usamos o cortador a laser como uma ferramenta de aprendizagem que permite aos alunos trabalhar com CAM (fabrico assistido por computador) num sentido prático”, disse Benjamin. “O laser foi introduzido na escola pouco depois de eu começar a frequentar e por causa disso tive a sorte de ter uma quantidade significativa de tempo a trabalhar com o laser enquanto colaborava com professores e outros alunos.

Num ambiente como a Academia onde os estudantes estão interessados e dedicados à sua área de estudo, um hardware padrão da indústria como o laser é algo que toda a gente quer experimentar, especialmente em Artes Visuais e Tecnologia de Design”, disse Benjamin. “O nosso sistema Epilog é altamente valioso para estudar e tem sido muito bem recebido por estudantes que procuram alcançar resultados de alta qualidade.

Benjamin Hovav

Claro que havia uma curva de aprendizagem para todos nós a implementar o laser no currículo, bem como simplesmente descobrir como maximizar todas as capacidades do laser”, disse ele, “mas os estudantes aqui foram bastante rápidos a perceber como funciona o sistema Epilog Laser e tudo o que pode fazer.”

“Benjamin diz-nos que o desenho assistido por computador (CAD) sempre foi um passatempo dele, mas estava ansioso por criar modelos físicos das suas criações CAD, então fabricar assistido por computador com o laser era o caminho a seguir.

“Quando se trata de precisão e detalhes posso ser um pouco obsessivo, então quando vi a precisão do sistema Epilog e a capacidade do laser para criar um corte tão limpo e preciso fiquei totalmente viciado”, disse Benjamin.

Benjamin diz-nos que gosta de experimentar materiais diferentes para projetos diferentes, mas a balsa é a escolha ideal no que toca aos seus modelos arquitetónicos. “Os materiais dependem realmente do projeto e do trabalho que estou a fazer, mas com modelos arquitetónicos tende a ir para a balsa pois é fino, corta rapidamente e tem o bom acabamento lenhoso”, disse. “No entanto prefiro continuar a experimentar materiais diferentes especialmente quando uso o laser nas artes visuais. Tento empurrar o laser de forma criativa não só como ferramenta CAM, mas também como meio artístico.”

Benjamin disse-nos que o primeiro projeto em que usou o laser foi um modelo arquitetónico feito de madeira de balsa. “Era um modelo baseado em vetor e usei o laser para imitar formas de ramos de árvores, o que sempre achei um pouco irónico — usar a máquina para fazer formas orgânicas — mas o que mais me impressionou foi como exatamente o laser podia cortar essas formas”, disse.

Outro projeto divertido incluiu seções de toros em acrílico cortado com diamante, que quando aceso iluminava as gravuras raster. Também usei o cortador de laser para fazer redes para formas geodésicas 3D onde estava a experimentar o poder da vetoring para criar meias-cortes em materiais de modo que eles dobrassem em vez de cortarem completamente e poderem ser empurrados e dobrados nas formas”, disse Benjamin.

Em contextos educativos, um dos aspetos mais importantes do laser é a sua facilidade de uso. Para tirar o máximo partido do equipamento, é importante que os alunos possam facilmente aceder ao sistema e usá-lo nas suas capacidades mais completas.

Num ambiente como a Academia onde os estudantes estão interessados e dedicados à sua área de estudo, um hardware padrão da indústria como o laser é algo que toda a gente quer experimentar, especialmente em Artes Visuais e Tecnologia de Design”, disse Benjamin. “O nosso sistema Epilog é altamente valioso para estudar e tem sido muito bem recebido por estudantes que procuram alcançar resultados de alta qualidade.

Obter uma compreensão básica do laser não é uma curva de aprendizagem íngreme e a maioria dos estudantes pode apreender as noções básicas com muita facilidade pois as funções são simples, Benjamin diz-nos. “Dominar ou tornar-se adepto desse tipo de maquinaria é simplesmente uma questão de passar o tempo a trabalhar com a máquina e no domínio educativo os alunos conseguem obter esse entendimento básico através das aulas ou dos tutoriais.

Quanto mais entendem a máquina, mais podem utilizar o sistema Epilog para melhorar os seus projetos de design e levá-los a um nível superior. É verdadeiramente uma ferramenta inestimável na Academia”, disse.

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